Tecnologia do Blogger.
RSS

Sempre que viajo compro um souvenir pequeno que seja símbolo ou que me faça lembrar do lugar onde estive. Algumas pessoas podem achar besteira, futilidade e até breguice, mas eu amo essas miniaturas e tenho um cantinho especial em casa para colocá-las. Me arrependo imensamente de não ter comprado souvenirs em algumas viagens, e hoje em dia eu já decidi que não abrirei mão de trazer comigo algo que me sirva de lembrança.


Alguns dos meu souvenirs
Para quem não gosta de souvenirs há outras opções de itens de viagens. A Marcela coleciona cartões postais, pois são mais baratos e muito fáceis de levar na mala. Ela sempre busca por cartões postais diferentes, que fogem do padrão tradicional e das imagens clichês. Olha só que legal alguns dos postais que ela tem:
Foto: Marcela

Já a Bianca coleciona canecas e imãs de geladeira! As canecas são algo mais difícil de trazer de viagem, mas olha que gracinhas essas que ela tem:


Fotos: Bianca

Os ímãs são itens super fáceis de trazer, de se encontrar e baratinhos para comprar. Para quem gosta de ter a geladeira cheia deles ou então colocá-los em um mural é uma ótima opção! Abaixo está o mural de lembranças da Bianca, onde ela põe cartões postais e ímãs. Super bacana a ideia. Acho que vou aderir! Hehehe.

Foto: Bianca

E você, coleciona algo quando viaja? Conta pra gente!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments

Sempre que eu comento sobre minhas viagens aparece alguma pessoa espantada ou admirada com o tanto de lugares que já conheci. Mesmo hoje com a facilidade de viajar de avião e de pesquisar sobre preços de hospedagem, comida e lazer, há pessoas que acham que qualquer viagem custa caro. 

Já parou pra pensar que aquela compra que você fez por impulso na liquidação do shopping poderia ser um dinheiro investido em uma viagem bacana? O dinheiro que você gasta indo todo fim de semana no barzinho ou na balada poderiam ir pro cofrinho para uma futura viagem. Pelo menos eu penso assim.

Não quero dizer que para viajar é preciso cortar de vez certas coisas e abrir mão de todos os seus momentos de lazer, mas as vezes gastamos tanto dinheiro em futilidades que nem paramos pra pensar se precisamos mesmo daquilo e assim nosso dinheiro vai por ralo abaixo. Sempre que eu vejo uma loja em liquidação e quero comprar algo, me pergunto: eu realmente preciso disso? 

Vou deixar aqui algumas dicas de como economizar mais nas viagens:
  • Planeje-se com antecedência: quanto antes você planejar sua viagem mais chances de encontrar uma boa promoção de passagem e/ou hotel.


  • Faça um cofrinho para viagens. Vá colocando moedas de troco, algum dinheiro que você recebeu sem esperar, um dinheiro que sobrou no fim do mês...em alguns meses você terá uma quantia que pode ser inteirada na sua próxima viagem.


  • Acompanhe os sites que alertam sobre promoções: eu sigo o Melhores Destinos  e as páginas de companhias aéreas no Facebook (Tam e Gol). Sites como o Decolar e Submarino também oferecem boas promoções, embora eu nunca tenho usado eles. 


  • Por quanto tempo você pretende viajar? Será uma viagem de fim de semana, férias ou um mochilão de dois meses? 


  • Quanto você pode gastar? Não vá se endividar para fazer uma viagem de fim de semana! Seja sensato e realista. Se você puder parcelar as passagens no cartão de crédito sem que isso te prejudique, faça assim. Se a viagem for planejada com antecedência vá guardando dinheiro exclusivamente para isso até lá.


  • Abra mão de alguns luxos: Se o lugar onde você for se hospedar tiver cozinha, por que não cozinhar suas próprias refeições? Experimentar a culinária local é uma ótima ideia, mas deixe apenas uma ou outra vez para comer em restaurante. Se o objetivo de sua viagem não é fazer compras (ex: Miami, Orlando, etc..), veja o que realmente vale a pena comprar e levar de lembrança.


  • Economize na hospedagem: Um hotel caro com quarto grande, cama king size, banheira, com certeza custará muito mais do que um quarto simples mas confortável em algum hotel mais modesto, pousada ou hostel. E vamos combinar, a não ser que seja uma viagem de lua de mel, a gente não viaja para passar o dia inteiro dentro do hotel, né?! Você também pode optar por acampar, se você for adepto dessa atividade. Muitos lugares oferecem espaço para camping com toda a estrutura necessária (banheiros, chuveiro, energia elétrica...)


  • Compre suas passagens aéreas direto no site da companhia. Os sites que vendem pacotes de viagens e passagens, como Decolar e Submarino por exemplo, cobram uma taxa a mais pelo serviço deles. Comprando direto com a companhia não há essa taxa.


  • Opte por levar apenas bagagem de mão caso esteja fazendo um mochilão pela Europa. Leve apenas o necessário! Para que viajar levando 5 pares de sapato, 10 blusinhas, 8 saias? A maioria das companhias aéreas low cost cobram uma taxa bem salgadinha para despachar bagagem. Se seu mochilão couber no compartimento indicado por eles para bagagem de mão, ótimo! Se não, viaje com uma mala pequena.


  • Pesquise, pesquise e pesquise! Se tiver tempo, pesquise pela hospedagem com melhor custo x benefício, qual companhia aérea está com o melhor preço, se compensa mais ir de ônibus ou dividir os custos da viagem de carro, etc.

E você, como economiza nas suas viagens? Deixe seu comentário!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments