Tecnologia do Blogger.
RSS

Estive em Porto Alegre em julho deste ano. Como fui para um congresso, não vi quase nada da cidade. No meu último dia consegui dar uma passeada rápida pelo Lago Guaíba e pelo centro histórico.
Caminhei um pouco pela pista que fica ao redor do lago. Achei um lugar muito agradável para se caminhar ou andar de bicicleta. 

Lago Guaíba
Logo depois fui à Usina do Gasômetro, uma usina antiga que hoje é um centro cultural. É um lugar bem recomendado para se ver o pôr do sol, mas como eu não pude ficar lá até o fim da tarde me contentei com a vista pela manhã. Este prédio abriga quatro galerias de arte, uma sala de cinema, centro de informações turísticas e o Teatro Elis Regina, que está em fase de finalização. 
Vale a pena pegar um mapa (grátis) no centro de informações turísticas e continuar caminhando até o Centro Histórico.
No terraço da usina
Continuei meu tour caminhando pela Rua dos Andrades, uma das principais do centro histórico, com muitas construções antigas.
Construções no centro histórico
Ainda na  Rua dos Andradas, encontrei a Igreja Nossa Senhora das Dores. Sua construção iniciou-se no início do século XIX, mas foi concluída apenas em 1903. É muito linda! Vale a pena parar lá e entrar para conhecer.
Igreja Nossa Senhora das Dores
Um pouco mais à frente, na mesma rua, há a Casa de Cultura Mário Quintana, que abriga obras de arte, bibliotecas, teatro, cinema e muito mais! 
Não entrei pois ainda estava fechada, e não teria tempo de voltar lá. Mas recomendo a visita!

Continuei a caminhada até a Praça da Alfândega, onde há o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. O museu conta com um acervo permanente, exposições, um bistrô, café e lojinha. A entrada é gratuita.


À esquerda: vista da Praça da Alfândega.
À direita: entrada do museu
Caminhei mais e cheguei ao Mercado Municipal, mas não parei para comer nada por lá, pois estava muito cheio. Mas é uma opção para quem for fazer esse passeio pelo Centro Histórico.

Há muito mais coisas para fazer por lá, mas como disse, tive pouco tempo. Gostei bastante desse passeio pelo centro antigo de Porto Alegre. Achei os prédios bonitos e conservados. Vale a pena passar uma tarde passeando por la!

Fiquei hospedada no Hostel Praia de Belas, próximo ao shopping Praia de Belas. Amei este hostel!
Funciona em uma casa, tem apenas 3 quartos, e por isso tem um clima muito caseiro, é um ótimo lugar para dormir, bem tranquilo. Os proprietários e funcionários do hostel são uma família, e deixam tudo com cara de casa para a gente se sentir muito à vontade. O café da manhã é simples, mas gostoso. A casa é super limpa e organizada. As camas são ótimas e há aquecedores e ar condicionado nos quartos. Eles também servem almoço todos os dias, por apenas R$12,00, com sobremesa inclusa. Uma delícia! Além de tudo isso o preço é muito bom! Paguei cerca de R$40,00 a diária.
Achei ótima a localização, pois havia ônibus para vários cantos da cidade, inclusive para o aeroporto e para a PUC, local onde foi o congresso.

Adorei a recepção deles. Os funcionários são muito atenciosos e queridos. Aliás, gostei muito da recepção dos gaúchos com os turistas. Fui muito bem recebida e atendida em todos os lugares que estive, desde o hostel até em lojas, restaurantes, transportes.

Adorei esse tempinho que passei em Porto Alegre e recomendo a todos!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments