Tecnologia do Blogger.
RSS

Depois de um longo tempo sem postar voltei aqui para contar um pouquinho de uma viagem que fiz recentemente para o Chile!

Ainda tenho muitas viagens pendentes para postar. Em 2015 além de ter ido para a Finlândia pude visitar Tallin (a capital da Estônia) e Holanda (Leiden, Dordrecht, Den Haag e Delft). Em novembro fui para Chapada dos Guimarães. Em fevereiro fui para Belém e ainda tem também um monte de viagens de anos atrás que gostaria de falar mais. Mas vamos aos poucos tirando a poeira deste blog!

Voltando ao Chile...meu roteiro foi: SP - Santiago - Calama - Santiago - SP. Comprei o trecho SP - SANTIAGO - SP com milhas da TAM, e o trecho interno Santiago - Calama - Santiago direto no site da Lan chilena. Recomendo muito fazer isso, pois a passagem por lá saiu quase metade do preço que sairia se eu tivesse comprado pela TAM! 

Cheguei em Santiago dia 21 de dezembro e fui para Calama na madrugada do dia 22 para 23 de dezembro. A cidade "sede" para quem quer visitar o deserto do Atacama é San Pedro de Atacama. Fiquei cinco dias lá e acho que poderia ter ficado mais, pois há muita coisa para se conhecer. O problema é o preço de tudo! Hospedagem, comida, passeios...tudo muito caro!

O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama fica em Calama, no norte do Chile. De Santiago a Calama são quase 2 horas de vôo, ou 24h de ônibus. Chegando em Calama peguei um transfer, mas também  há ônibus para San Pedro, daí é preciso ir do aeroporto à rodoviária de Calama para então pegar o ônibus para San Pedro. O transfer sai do aeroporto e vai direto pra San Pedro, deixando a gente no hotel. Como estava exausta e morrendo de frio (sério, fazia cerca de 5 graus quando cheguei), preferi pegar o transfer. Ida e volta por 20,000 pesos (mais de 100 reais).

Ao chegar em Atacama fui direto pra cama. Estava exausta, pois meu voo tinha saído as 5h da manhã de Santiago, e eu cheguei à 1h no aeroporto. Ou seja, não dormi. Acho que também estava um pouco mal por causa da mudança de clima e da altitude (2.400m). É recomendado descansar ao chegar lá, justamente para nosso corpo se adaptar ao clima e a altitude. A tarde fui ao centrinho fechar meus passeios, almocei e voltei para o hostel. Dormi de novo. Eu estava me sentindo um zumbi! Mas no dia seguinte já estava melhor. 

San Pedro de Atacama é um vilarejinho que vive do turismo. É muito tranquilo e as pessoas que vivem lá são gentis. Senti uma paz incrível nos dias que estive lá. Acho que foi aqui no Atacama que vi o por do sol mais lindo da minha vida! É um espetáculo.
Apesar dessa paz toda há uma infraestrutura boa para receber turistas. Há hostels, hotéis, restaurantes, mercadinhos, agências de viagens, farmácia... Não espere luxo, é tudo muito rústico, mas mesmo assim os preços são bem altos, embora dê para economizar escolhendo um hostel um pouquinho mais afastado do centro e cozinhando no hostel. Foi o que eu fiz. 





San Pedro de Atacama

No dia seguinte fui ao Vale da Lua. A programação desse passeio era Vale da Morte, Três Marias e Vale da Lua. A entrada no Vale da Morte era gratuita, mas ao chegarmos lá disseram que estavam cobrando uma taxa, então passamos direto. 

Vale da Lua

Três Marias
Vale da Lua
Por do sol no Vale da Lua
E a lua!

No dia seguinte era 25 de dezembro e quase nenhuma agência estava fazendo passeios, então a funcionária do hostel me deu a dica de alugar uma bicicleta (eles alugavam lá no hostel mesmo) e ir pedalando até Pukará de Quitor, um sítio arqueológico bem pertinho do centro da cidade (uns 3 km). Funcionava como uma fortaleza para proteger a cidade, pois fica em um morro bem alto de onde é possível ter uma vista bem ampla. É muito bacana e vale a pena a visita! Há uma taxa de entrada de 3,000 pesos.





No dia seguinte fui às Lagunas Altiplânicas e Piedras rojas. São lugares incríveis, e bem frios pela manhã, pois encontra-se também em uma altitude considerável (acima de 4000m). No fim do dia fomos à Laguna Chaxa, no Parque Nacional dos Flamigos, onde há muuuitos flamingos. É uma vista incrível!
O ônibus estava marcado para me buscar no hostel bem cedo, acho que as 5h30 da manhã. Mas eu fiquei esperando mais de uma hora e nada de chegarem! Pedi para a moça do hostel ligar umas três vezes para perguntar o que estava acontecendo. O problema era que eles não estavam achando a rua do meu hostel....mais de uma hora depois eles chegaram....fiquei bem chateada com isso, mas depois a raiva passou. A paisagem é incrível!






Lagunda Altiplânicas
Laguna Chaxa

No dia seguinte bem cedinho fui aos Geisers del Tatio, o campo geotérmico. Um geiser "é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar" (wikipedia, corrijam se estiver errado....). Essa água quente ao entrar em contato com o ar frio forma aquela fumaceira toda. A van busca os passageiros lá pelas 4h30 da manhã, pois a viagem dura mais de uma hora, e só é possivel ver a fumaça até as 9h. Acho que quando chegamos lá a temperatura beirava os 0 graus. Tava muito frio! Mas é só o sol ir aparecendo que a temperatura começa a subir. A agência nos preparou um café da manhã com pão, frios, café, leite, chá de coca e geléia. Nos atrasamos muito para sair de San Pedro, pois a van passa em vários hotéis para pegar os passageiros. O motorista não conseguia encontrar um desses hoteis e ficou rodando por quase uma hora!!!! Enfim, encontramos os turistas e partimos.

Isso é um Geiser!
Frio!

Depois dos Geisers fomos ao povoado de Machuca, um mini vilarejo onde vive menos de 10 pessoas. Lá vendem artesanato, plantas medicinais e churrasco de lhama. Antes de chegar em Machuca passamos por outros lugares lindos.





No caminho para Machuca: flamingos, vicunhas e água!

Igrejinha de Machuca

Machuca
Seguimos até chegar em uma paisagem totalmente diferente: cactos gigantes e cachoeira! Não me lembro o nome exato dessa região, mas pesquisando descobri que há uma trilha chamada Tekking de Guatin. Não fizemos uma trilha muito grande, pois a van dos deixou bem pertinho dos cactos e da cachoeira.




No fim da tarde visitei os Ojos del Salar. Trata-se de um salar com lagoas salgadas. São sete lagoas e podemos entrar na primeira e na última. A experiência é muito divertida, pois você não afunda, devido ao alto teor de sal. Depois que sai do lago você fica com o corpo esbranquiçado de tanto sal. Fechamos os dia vendo o por do sol no Valle de la muerte. 

Muito sal!
Ojos del salar
Impossível afundar!

Por do sol incrível no Valle de la muerte

Esse foi o dia onde fiz mais passeios. Saí do hostel 5h da manhã e voltei lá pelas 8h da noite, mas foi incrível! A viagem inteira foi encantadora e cheia de coisas boas. Nada deu errado, tudo foi maravilhoso. Eu fiquei 5 dias cheios no Atacama, mas o primeiro não rendeu, pois fiquei um pouco ma, sentindo cansaço e dor de cabeça. Mas como viram aproveitei bastante, e ainda há diversos outros passeios que não fiz por falta de tempo e dinheiro. Com certeza quero voltar lá!


DICAS


O Atacama é um dos destinos mais caros do Chile, se não for o nº 1! Se alguém tiver interesse em viajar para lá levem uma boa reserva.

Havia um restaurante que cobrava 3,500 por uma refeição completa (salada, prato principal, sobremesa). Tudo bem simples, mas bem servido. Tem também umas cafeterias que vendem lanches, hot dogs, empanadas, etc. A maior parte das refeições fiz no hostel. Comprei macarrão, ovos, molho, salsichas, frango, etc...me virei. Mas valeu a pena demais! Foi uma das viagens mais incríveis que fiz. Cada paisagem linda que nem sei como explicar. Pelas fotos a gente tem uma noção, mas a sensação de estar lá é inexplicável!!!

Vale lembrar que o clima lá é SUPER seco. O nariz pode sangrar com facilidade. É recomendado beber muita água e levar algum hidratante nasal, tipo rinossoro.

Leve roupas confortáveis, de frio e de calor mesmo no verão, pois a temperatura pode variar do 0 aos 30 graus no mesmo dia, dependendo dos passeios que você fizer.  No inverno o frio é ainda maior! 

Se você não gosta de poeira o Atacama não é para você! Seu tênis (sim, TÊNIS ou botinha. Não vai ter calçado melhor para você usar no deserto) suas roupas, seu cabelo e sua pele estarão constantemente empoeirados. 

Compre os passeios em uma só agência. Fazendo vários passeios o desconto é bem grande!  Eu fechei todos meus passeios com a empresa Lickan Antay. Todos eles me custaram 62,000 pesos ( aprox. 350,00 reais). No passeio que fiquei o dia todo fora (Piedras Rojas, Lagunas e Salar), estava incluso café da manhã e almoço. Nos Geisers o café está incluso, e no Valle de la muerte estava incluso um cocktel e uns snacks no fim do passeio. Me estressei um pouco com essa agência por causa de alguns acontecimentos, mas o preço foi bom e durante os passeios tudo foi perfeito. Mesmo assim recomendo dar um giro pelas outras agências antes de fechar com a primeira que encontrar.

Fiquei hospedada no hostel Alabalti, e recomendo! Fica um pouquinho "longe" do centro (nada lá é tão longe). Mas o preço estava bom, o hostel bem limpo, a cozinha bem equipada e a equipe muito atenciosa. Apenas o banheiro deixou a desejar, pois havia apenas dois vasos sanitários no banheiro feminino. Para mim não fez tanta diferença pois o hostel não estava cheio, mas creio que em alta temporada isso possa ser ruim. Paguei cerca de 70 reais a diária (sem café da manhã) e um quarto coletivo para 4 pessoas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments