Tecnologia do Blogger.
RSS

Depois de Potosí o destino era Sucre, a penúltima cidade dessa viagem. Fiquei apenas uma noite aqui, mas acho que foi suficiente depois de quase 15 dias viajando pela Bolívia. Veja aqui o planejamento e a rota dessa viagem.

Sucre é a capital constitucional da Bolívia (La Paz é a capital administrativa onde há a sede do governo). Não pesquisei pra saber ao certo qual a diferença entre uma e outra, mas em suma, o presidente mora e trabalha em La Paz.

Sucre é conhecida como "a cidade branca" pois tem diversas construções branquinhas, principalmente no centro histórico. A cidade foi fundada em 1538 e foi palco de muitos fatos importantes, como a independência do país, por exemplo. 

A cidade é uma charme e senti um clima bem diferente das outras cidades. Aqui me pareceu tudo mais calmo, tranquilo, embora fora da região histórica vi as mesmas cenas das outras cidades bolivianas: ruas desorganizadas, sujas, barulho, bagunça. A rodoviária  é um caos (assim como as outras rodoviárias por onde passei...). Mas o centro histórico parece outra dimensão! Ah, e aqui em Sucre eu fiquei no melhor hostel dessa minha viagem! Super recomendo o Villa Oropeza! Bem localizado, barato, confortável e lindo!

Como fiquei pouco tempo em Sucre não tenho muito o que falar. Vou fazer um resumo do que conheci:

A Plaza 25 de Mayo é a principal no centro histórico. É uma praça toda charmosa cheia de árvores e flores. 





Ao redor da praça há importante prédios como a Casa da Liberdade, local onde foi proclamada a independência da Bolívia e onde hoje é um importante museu. Além disso, foi aqui também que Simon Bolivar escreveu a primeira constituição da Bolívia. Há um tour guiado pelo museu, vale muito a pena fazer!

Pátio da casa da liberdade
Ainda na praça 25 de Maio há a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional.

Catedral

Palácio
Partindo da Plaza 25 de Mayo, subindo uma senhora ladeira, chega-se ao mirante da Recoleta, um ponto alto na cidade onde é possível ter uma vista incrível da cidade. Junto aos arcos do mirante há um restaurante bem turística e uma feirinha de artesanato.
Sucre vista do alto



Voltando para o centro histórico há a Arqueria da Plaza de las Cruzes e na mesma praça a Igreja de São Francisco.

Algo que curti bastante fazer em Sucre foi ficar passeando pelas ruas do centro. As construções são lindas!
  

Restaurante italiano pertinho da 25 de Mayo


Algo que senti diferença aqui foi no preço das coisas. Hospedagem e comida eram mais caros que em outras cidades (principalmente comida!). Não lembro exatamente o preço mas fiquei um pouco assustada depois de ter ficado mal acostumada por pagar tudo tão barato em La Paz, hehe.

Sobre o clima: visitei Sucre em julho, pleno inverno. O clima é seco e frio, MUITO frio! A cidade está a 2.800 metros de altitude, então é de se esperar um frio desses. A noite fazia algo em torno dos 5 graus, mas de dia ficava um calorzinho bom (de no máximo 15 graus), já que o sol predominava o tempo todo.

Eu já estava bem cansada da viagem e querendo voltar para casa, por isso não fiz muita coisa aqui em Sucre. Notei também que tirei poucas fotos. Apesar disso curti muito a cidade! Estava precisando de um lugarzinho calmo assim pra descansar um pouco principalmente por que no dia seguinte iria encarar uma viagem de 16 horas de ônibus para Santa de Cruz de la Sierra (a pior viagem da viagem!). Venho contar no próximo post como foi o fim desse mochilão pela Bolívia.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments