Tecnologia do Blogger.
RSS

Estive em Gramado por um dia, no último mês de julho, pois fui a Porto Alegre para participar de um congresso e claro que queria ver um pouquinho mais da cidade e dos arredores. Logo conto um pouquinho sobre Porto Alegre.

Entrada de Gramado
Como as serras gaúchas ficam bem próximas a Porto Alegre, aproveitei um desses dias do congresso e fui para Gramado, com uma passadinha rápida por Canela no fim do dia.

Estávamos em um grupo grande, sete pessoas. Então alugamos um carro para ir à Gramado. Mas é possível ir de ônibus também. Cada trecho de ônibus sai em torno de R$30,00. O aluguel do carro foi aproximadamente uns R$400,00 a diária, incluindo a gasolina e outros gastos que temos quando alugamos um carro. Como estávamos em 7 pessoas (alugamos um carro grande), cada pessoa pagou cerca de R$60,00. Ou seja, compensou ir de carro, pois ainda fomos até Canela.

Saímos de Porto Alegre por volta das 10h. Era para termos saído mais cedo, mas por causa de umas confusões na locadora de carro, saímos mais tarde. Eu não dirijo, mas posso dizer que a estrada de Porto Alegre para Gramado é tranquila e bem sinalizada.

A viagem até lá durou cerca de uma hora. Estava muito frio, chuviscou o dia todo, por isso o dia não estava muito bom para ficar batendo perna. Assim que chegamos entramos em um restaurante, o Carlito's. Foi a melhor coisa que fizemos! Nos abrigamos do frio e comemos muuito bem, por um preço super justo.

Da esquerda para direita: 1. recepção 2. lateral 3. fachada
Optamos pela sequência de fondue, que é na verdade um rodízio de fondue. Eles servem primeiro o de queijo, com pão, polenta e batatinhas cozidas. Depois vem a sequência de carnes (pedacinhos de bife de boi, porco e frango), onde trazem uma chapa de pedra para que fritemos as carnes na hora, além de vários potinhos com molhos diferentes. E por último o fondue de chocolate, com várias frutas.

Super recomendo esse restaurante. Não vi o preço em outros lugares, mas pagamos apenas R$38,00 (cada pessoa) pela sequência toda. O restaurante é uma graça, super quentinho e confortável e o atendimento é ótimo! No cardápio há diversas outras opções.
sequência de fondue
O ponto alto desse passeio foi o restaurante mesmo, haha. Ficamos umas duas horas nele até tomarmos coragem pra sair e ver a cidade. Por isso, tenho muitas fotos de Gramado e poucos relatos.
Mas Gramado é famosa também por sua gastronomia. Há várias opções, e nesse frio não há nada melhor do que comer. Então, não sinta-se culpado!

Depois disso fomos ao centro, olhamos algumas lojas, passamos pela igreja de São Pedro e andamos até a rua coberta (onde há lojas e restaurantes).

Igreja de São Pedro, rua coberta e chocolates!

Depois fomos dar uma passadinha em Canela, que fica bem pertinho de Gramado. Já era fim de tarde e não tínhamos muito tempo para ficar por lá. Entramos um pouco na igreja, conhecida como a Catedral de Pedra, construída em estilo gótico. É um dos principais pontos turístico para quem vai à Serra Gaúcha, pois é linda e impressionante. Ao escurecer luzes em torno dela se acendem mudando de cor gradualmente. Dependendo da cor dá um toque meio macabro à igreja!

Para concluir nosso passeio fomos tomar um chocolate quente na Caracol Chocolates, que fica em frente À igreja de pedra.
Caracol Chocolates
E foi só isso. Como disse, estava muito frio, então o tempo não foi adequado para passear demais. Mas acho que fiz uma das melhores coisas a se fazer em um dia frio na Serra Gaúcha: comer!
Creio que se você for fazer um passeio de um dia com tempo bom, ensolarado, e se chegar cedo, dá pra aproveitar um pouco mais.

Já aviso que por serem cidades turísticas, Gramado e Canela cidades caras e acho difícil fazer uma viagem econômica por aqui. Pelo que eu pesquisei, ficar hospedado lá é bem caro mas eu acho que vale a pena! Eu com certeza quero voltar para lá para conhecer melhor essas duas cidades e outras mais.
Fui em alta temporada, no inverno. Prepare-se para o frio!
Apesar da correria valeu muito a pena meu passeio de um dia =)