Tecnologia do Blogger.
RSS

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando estou fora do Brasil é presenciar uma festa ou uma tradição local. Desta vez presenciei o Vappu - o dia do trabalho na Finlândia.

O dia do trabalho é comemorado de um jeito bem peculiar aqui. É um dos feriados mais esperados pelo povo, e há diversos detalhes que compõe essa data nas bandas de cá. O clima também colabora para que todos saiam para as ruas, pois é primavera e supõe-se que o dia esteja ensolarado. Felizmente fez sol!

Um desses detalhes é que eles comemoram a véspera do dia do trabalho. No dia 30 de abril, às 6 da tarde, um multidão se reúne nas redondezas da praça do mercado para fazerem a contagem regressiva e darem início ao feriado. 
Eles colocam um chapeuzinho na cabeça da estátua Havis Amanda, oficializando o início do feriado. Quase todos na rua usam o mesmo chapéu, pois os estudantes o recebem assim que se formam na escola (o que seria o nosso ensino médio). Pelo que me disseram, antigamente era um fato muito importante formar-se no ensino médio, pois poucas pessoas completavam seus estudos. Automaticamente, já podiam entrar na faculdade. Assim, era motivo de muito orgulho receber o chapéu. Só não entendi a relação disso com o dia do trabalho. Mas enfim...
As pessoas com o chapeuzinho
A galera já começa a beber na rua mesmo, horas antes da comemoração oficial. Depois de colocarem o chapéu na estátua, as pessoas normalmente seguem para alguma festa, e continuam bebendo até cansar. No dia seguinte, dia 1º de maio, muitas pessoas vão aos parques ou outras áreas públicas para fazer picnics  curar a ressaca, ou beber mais e relaxar.

Na escola onde estou fazendo estágio, um dos professores trouxe uma bebida feita especialmente para a comemoração do Vappu. Chama Sima, e é feita com uma semana de antecedência. Eles utilizam água, limão, açúcar escuro, uvas passas e fermento biológico. A bebida fica em preparo na geladeira durante uma semana para fermentar. É possível comprar pronta no mercado. Eles também fazem e servem donuts (munkki). 
Sima.
Fonte e receita: http://cafeprimrose.com/2013/05/sima-to-go-with-your-munkki-for-vappu/
Munkki.
 Fonte e receita: http://www.kinuskikissa.fi/vappumunkit-ja-rinkilat/
Eu fui ao centro somente para ver como era a festa, mas fiquei pouco tempo, pois não sou muito chegada em muvuca e gente bêbada. Sério, o povo aqui bebe demais! Apesar disso, é uma festa bem democrática. Nas ruas encontrei muitos jovens, crianças e bebês com seus pais, pessoas mais velhas e idosos. 

Eu interpretei esse feriado como uma festa para universitário, principalmente, pois é possível ver muitos deles "uniformizados" nas ruas. Muitos deles, durante o mês de abril e maio, utilizam uma calça larga, engraçada, com diversas estampas diferentes coladas, como se fossem adereços de escoteiros. Cada curso tem uma cor diferente de calça, e a cada festa que eles vão com a calça, recebem uma estampa a mais. Quanto mais estampas, mais festas participadas.

Essa não é a estátua oficial, mas eles colocam o chapéu em outras estátuas também.
Multidão nas ruas 
Achei muito interessante toda essa tradição, pois até onde sei, no Brasil não fazemos nada de especial no dia do trabalho, ou fazemos? 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário