Tecnologia do Blogger.
RSS

Depois de 4 dias em La Paz parti para Copacabana. Fui de ônibus. A viagem dura cerca de 4 horas e na rodoviária de La Paz há diversas empresas de ônibus que fazem esse trajeto. É possível também pegar uma van e pagar um pouco menos, mas acho meio perigoso.
Além de pegar o ônibus é necessário pegar uma balsa. Em certo ponto o ônibus para, todos descem e compramos o ticket da balsa. O ônibus atravessa o lago em uma balsa e os passageiro em outra. Nessa hora é preciso ficar atento em qual ônibus você estava para não se perder ao chegar do outro lado.
Parada para a balsa

Novamente não havia reservado hostel lá. Fui na coragem e meu plano era procurar hostel assim que chegasse lá. Durante a viagem conheci um rapaz alemão que me recomendou um hostel. Acabei não ficando neste porque encontrei outro na mesma rua por um preço mais em conta. Fiquei 2 noites no Puerto Alegre Hostal.

Copacabana é uma cidade pequena. Os hostels e hotéis ficam praticamente todos na mesma região, então não tem problema ficar em um hostel um pouquinho afastado da rua principal.

Copacabana faz fronteira com o Peru, então também é rota de turistas. O nome Copacabana vem do dialeto Aymara, e significa "Vista do lago". Antes da chegada dos colonizadores Copacabana foi berço da civilização Inca. A cidade realmente tem um energia muito boa. Lá as pessoas não vivem na correria, como em La Paz. É tudo muito tranquilo. A vista do lago é uma das melhores coisas. Sair de La Paz e chegar em Copacabana foi um alívio pra mim. Não que eu não tenha gostado de La Paz, pelo contrário, adorei, mas sair daquele caos e ficar 2 dias nessa cidade tão aconchegante foi fantástico. O lago é gigantesco! Cerca de uma hora antes de chegar em Copacabana já era possível avistá-lo. 

O caminho para Copacabana é deserto!

No caminho, o lago!

Rua principal
Na beira do lago
Depois de encontrar o hostel fui comprar passagem para a Isla del Sol para o dia seguinte. Os barcos partem de manhã e voltam no fim da tarde, mas é possível ficar hospedado na ilha. Importante saber que o último barco parte da ilha para Copacabana por volta das 15h. Então se você pretende ficar mais tempo para ver o pôr do sol da ilha procure um hostel assim que chegar lá. 

Passeei pelo centrinho, fui até a igreja Nossa Senhora de Copacabana. É monumental! Nossa senhora de Copabana é padroeira da Bolívia, então o povo tem uma fé muito grande nela. A igreja é antiga, foi construída em 1560, sendo reconstruída quase um século depois. Em frente a igreja há algumas barraquinhas onde vendem artesanato.

Igreja


Logo depois subi o Cerro Calvário. A subida nesse morro é super íngreme e bem difícil tanto por causa da inclinação quanto pela altitude de Copacabana (3.800 m). Durante a subida há marcado as estações da Via Sacra. A vista lá de cima é incrível e vale super a pena todo o cansaço.


Vista na subida do Cerro
A vista do topo


Chegando lá no topo me deparo com uma cena triste: muito lixo! Garrafas de cerveja, latas, papel, tudo jogado e deixado no morro. Pelo que percebi é a própria população que faz isso. Sobem lá, bebem, comem e deixam o lixo. Gente, um lugar abençoado daquele, lindo, cheio de história! Fiquei triste mesmo!

No dia seguinte fui para a Isla del Sol. O barco demorou um pouco para partir e a viagem até a ilha dura cerca de 2 horas. Cheguei na parte norte. Chegando lá a maior confusão: muitos turistas e guias "organizando" os grupos para fazer o tour pela parte norte. Ao chegar é preciso pagar a entrada na ilha. Achei que esses guias faziam parte desse pagamento, mas não. No fim do tour eles nos dizem que devemos pagar um valor a parte. Achei muita sacanagem não falarem isso antes. Essa trilha pode ser feita sem guia, já que é bem demarcada. Pelo caminho vamos subindo e tendo uma vista mais linda que a outra. Há ruínas da época dos Incas, como mesa de sacrifícios e casas. 







Depois de um tempo temos que voltar depressa para o mesmo ponto de onde chegamos para pegar o barco em direção à parte sul. Quem preferir pode ir caminhando, mas são cerca de 3 ou 4 horas de trilha. Preferi pegar o barco, já que o sol estava queimando e eu estava bem cansada. Além disso não sei se conseguiria chegar na parte sul a tempo de pegar o barco, pois não ia passar a noite na ilha. Peguei o barco e fui pra parte sul, onde há restaurantes e hotéis, e muuuito turista! Era fim de semana, acho que por isso a ilha tava tão lotada. Isso meio que quebrou um pouco o encanto da ilha. Onde quer eu eu fosse havia gente!

Parte sul

Comi alguma coisa, descansei e peguei o barco de volta para Copacabana. Cheguei por volta das 17h e fiquei um tempinho na praia para ver o por do sol. Mesmo estando um pouco nublado a vista era incrível. 

De volta à Copacabana. Por do sol na beira do lago
Era inverno e apesar do sol a pino por volta do meio dia, no fim da tarde esfria muito! Não lembro a temperatura, mas fazia muito frio. No dia seguinte voltei para La Paz pela manhã para pegar o ônibus a noite para Uyuni, mas isso eu conto no próximo post.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário