Tecnologia do Blogger.
RSS

Post super longo, mas vale a pena ler inteiro, pois esse foi simplesmente um dos lugares mais lindos que já vi! Foi uma viagem maravilhosa, apesar de eu ter ficado somente 5 dias por lá. Conheci pessoas muito queridas, vi lugares maravilhosos e voltei renovada pra SP.

Digo que essa foi a viagem das caronas, pois o que eu consegui de carona nesse lugar não foi brincadeira! Aliás, tá aí uma maneira de economizar nas viagens: caronas!


A Chapada dos Veadeiros fica em Alto Paraíso de Goiás, uma cidade que fica aproximadamente a 220 km de Brasília. Depois das duas noites em Brasilia meu plano era ir de ônibus para Alto Paraíso no sábado de manhã, pois reservei um hostel lá. Porém, um rapaz do CouchSurfing (olha ele ai de novo!) me ofereceu carona pra ir na sexta feira para São Jorge, uma vila que faz parte de Alto Paraíso, e onde é a porta de entrada para o parque da Chapada. Aceitei a carona, mesmo sabendo que todas as pousadas e hostels de São Jorge estavam lotados. Estava morrendo de medo de chegar lá em São Jorge e não conseguir lugar pra ficar, nem ter como ir para Alto Paraíso e acabar tendo uma noite de mendiga, mas fui mesmo assim acreditando que tudo daria certo. E deu!

1º dia - sexta
Saímos de Brasília por volta das 8h30. O carro tava lotado! Cinco pessoas e suas respectivas bagagens, sem contar que a bagagem do pessoal incluía barracas, cobertores e colchões infláveis, pois eles iam acampar. A turma era bem legal, tirando uns hábitos pouco saudáveis deles...
No meio do caminho paramos na Lanchonete Portugal, um lugar onde a turma me falou que vendia a melhor coxinha ever. Realmente era boa, grande e barata!





a caminho da Chapada
Já quase chegando em São Jorge paramos novamente no meio da estrada onde vendiam cachaça e licores artesanais dos mais diversos sabores. Podemos provar todas as cachaças e licores e são realmente muito bons!
Chegando finalmente em São Jorge, o pessoal foi procurar por vaga em camping, e eu em alguma pousada, mas tava tuuudo lotado, pois estava acontecendo o encontro de culturas por lá. As meninas acharam o camping, armaram a barraca, e me ofereceram lugar pra dormir com elas aquela noite, e eu aceitei, pois nao teria como ir a Alto Paraíso, que fica a 36 km de São Jorge, e não tinha onde ficar por lá. A barraca era grandona e elas tinhas dois colchões infláveis de casal. Então deu pra se acomodar bem. Já era umas 15h quando a gente arrumou tudo, e eu pensei "bacana, dá tempo de fazer um passeio, pegar uma cachoeira..." mas a turma pensou: "vamos pro bar, ficar bebendo até anoitecer". Blé! Eu doida pra pegar uma cachoeira.... Demos uma voltinha pela vila e as meninas depois foram num outro camping encontrar outros amigos. Fiquei no bar um tempinho com eles, mas tava me sentindo muito mal em ficar lá, pois o povo curtia umas coisas "diferentes" do que eu curto. 
Aliás, em São Jorge tem muita gente chapada (seria pra combinar com o nome da região?). Eu reamente fiquei muito mal em pensar que estava ali sozinha no meio de um monte de gente bêbada e drogada. Decidi ficar andando sozinha pela vila e fui comer e dar uma volta na cidade. Comi e fui pra barraca me arrumar para dormir. As meninas chegaram, tomaram banho, fumaram e beberam mais, e foram pra farra. Nesse meio tempo a luz da cidade acabou, e eu pude ver um céu estrelado que nunca vi na minha vida! Que coisa mais linda! Pena que minha câmera não conseguiu pegar essa imagem.

2º dia - Sábado
Acordei cedinho achando que estava chovendo, pois o vento era tão forte que parecia barulho de chuva, mas resolvi dar uma espiada, e vi um céu azul lindo-lindo-lindo! Levantei, me arrumei, fui tomar café em um restaurantezinho e parti para entrada do parque. Avisei as meninas que eu estava indo, convidei-as para o passeios mas elas preferiram dormir mais. 
Chegando na entrada do parque esperei chegar mais gente pra formar um grupo para pegarmos a trilha. E é assim que funciona o esquema para entrar no parque da Chapada: você tem que ir com guias locais que cobram por grupo de aproximadamente 10 pessoas. Por isso é legal esperar juntar uma galera, assim cada pessoa paga cerca de 10,00 reais o guia. A entrada no parque é gratuita. Há duas opções de trilhas: a dos Cânions e a dos Saltos, ambas com aproximadamente 10 km de extensão (ida e volta). Escolhi a dos cânions, mas o 1º cânion tava fechado =(. Fechamos um grupo com 12 pessoas, R$10,00 cada uma, e fomos. A trilha é bem puxada, dura cerca de 8 horas o passeio todo, mas a chegada nas cachoeiras compensa qualquer esforço. É um lugar incrível!


Cachoeira na trilha do Cânion II
Depois das cachoeiras da trilha do cânion, fomos para a cachoeira Carioquinhas. Essa trilha é mais difícil. Tem muitas pedras, sobe-e-desce, e cansa muito, mas também vale muito a pena todo o esforço. Acho que para pessoas mais idosas, crianças e indispostos é um passeio muito puxado. Eu achava que não ia conseguir fazer outro passeio desse no dia seguinte. Mas como eu disse, a cachoeira compensa o esforço. Vejam vocês:
Cachoeira Carioquinha
Terminamos o passeio e eu ainda tinha que ir para Alto Paraíso, onde estava meu hostel. O problema é que o único ônibus que faz esse trajeto São Jorge - Alto Paraíso só fazia uma viagem por dia, de manhã! Eu não queria ficar mais uma noite dormindo em barrava. A sorte é que durante a trilha conheci uma turma de Brasília que estava m indo para Alto Paraíso abastecer o carro depois do passeio, e peguei carona com eles! Segunda carona da viagem ;)
Como eu já tinha deixado minha mala pronta no camping passamos lá, peguei a mala, deixei um bilhetinho para as meninas agradecendo por tudo e fui para Alto Paraíso. Chegamos em Alto Paraíso e fiquei no posto de gasolina. Almocei em um restaurante que tinha lá, liguei para o hostel e a moça foi me buscar no posto de gasolina onde o menino me deixou. Chegando no hostel já senti um clima diferente. Fiquei no Hostel Catavento, e recomendo muuuito! O lugar é uma graça! A dona do hostel recebe os hóspede como se fossem amigos, me deu toda a atenção do mundo. O café da manhã é uma delícia, com pães, queijo, presunto, frutas, bolo, sucos... e o lugar é uma tranquilidade só. Tem piscina, sauna, espaço pra camping. Um sonho! E é baratinho. Além dos quartos compartilhados tem quarto para casais. Conheci pessoas muito legais lá. Nessa primeira noite no hostel chegou no meu quarto uma moça de Brasília, e conheci um rapaz que também é de São Paulo e combinamos de no dia seguinte irmos juntos para outro passeio.
Hostel
3º dia - domingo
No dia seguinte a moça de Brasília que estava de carro, nos levou para São Jorge, e fizemos a trilha dos Saltos, no parque da Chapada. Uma família que estava no hostel também foi para a mesma trilha, e fizemos os passeio juntos. Foi muito legal! Na volta da trilha, que foi menos árdua que a do dia anterior, passamos no restaurante da Téia. Recomendo! Tem uma comida caseira deliciosa, feita em panelas de pedra, e o preço é ótimo. Voltamos para Alto Paraíso, ficamos conversando um pouco, e depois fomos dormir.



restos de cristais na trilha dos Saltos
Terceira e última cachoeira da trilha dos saltos.
Há pequenas quedas d´água para a gente se banhar
4º dia - segunda
Nesse dia a moça de Brasília voltou para Brasília, e o rapaz de São Paulo foi fazer um passeio com guia que custava R$100,00 !!! Por isso eu resolvi fazer a trilha da Loquinhas, uma trilha em Alto Paraíso mesmo. A moça de Brasília me deu carona e me deixou no meio do caminho, e eu continuei a pé. Acho que andaria mais uns 2 km até a trilha, mas em menos de 5 minutos de caminhada uma família passou de carro e me ofereceu carona. Eles também eram de São Paulo. Estavam em 4: pai, mãe e um casal de filhos, com 9 e 13 anos. Uns fofos! Fizemos o passeio juntos e depois de terminar esse passeio, me convidaram para passar o dia com eles. Me senti adotada, hehe. Depois da Loquinhas, fomos para a Cachoeira Cristal, e em seguida, vale da Lua. 
1. indo para Loquinhas
2. Uma das quedas da Loquinhas
Cachoeira Cristal. Última queda. Véu da Noiva


A caminho do Vale da Lua
Vale da Lua


Vale da Lua


Depois do Vale da Lua fomos para São Jorge e "almojantamos" no restaurante da Nenzinha, muito bom também! A família me levou de volta até meu hostel. Me senti super a vontade com eles, e me convidaram para passear com eles no dia seguinte.

5º dia - terça 
Terça feira foi meu último dia pela Chapada. Como eu já tinha feito as duas trilhas do parque e o Vale da Lua (que são as principais atrações da Chapada), eu já tava mais que satisfeita, e o que viesse nesse dia era lucro! De manhã a minha família adotiva passou no meu hostel pra me pegar (eles estavam hospedados em Alto Paraíso também) e fomos rumo à fazenda São Bento. Lá tem três cachoeiras: São Bentos, Almécegas I e Almécegas II. Começamos pela mais difícil: Almécegas I. A trilha é fácil no começo, mas a medida que vai chegando perto da cachoeira vai ficando difícil, pois temos que descer um grande desnível em um caminho cheio de pedras e muito inclinado.


Cachoeiras Almécegas I e II
Depois desse banho todo de cachoeiras, fomos para a Aldeia Multiétnica, um pouco depois de São Jorge. Essa aldeia fazia parte do festival de culturas que estava acontecendo na cidade, e lá havia várias tribos de índios de diversas partes do Brasil, inclusive tribos onde havia pessoas que não falavam português. Logo quando chegamos uma tribo de índios Xingu estavam se apresentando.
Apesar de ter gostado muito de ver de perto uma aldeia, também achei estranho, pois eles estavam expostos como uma  atração, inclusive a casa deles. Podíamos entrar na oca onde vários índios estavam dormindo na rede. Uma hora fui tirar foto de duas crianças e elas me disseram : "foto, dinheiro". Ou seja, eles viraram mesmo uma atração, e sinceramente, acho que estão certos em pedir dinheiro, pois da maneira como estão expostos, parece que são artistas de circo. Não sei como é isso para eles, mas eu não vejo como algo legal. Enfim, eu mesma tirei várias fotos, fiz daquilo uma atração pra mim, então não posso falar muita coisa contra isso. É algo controverso. 

Aldeia multiétnica
E depois disso fomos à cachoeira Raizama, mas eu não fiz a trilha porque estava exausta. A mãe e as crianças ficaram comigo, e o pai foi lá fazer a trilha. Provamos o famoso empadão goiano em uma lanchonete em frente à entrada da cachoeira. Depois fomos novamente pra São Jorge, comemos mais, e voltamos para Alto Paraíso. Mais tarde a dona do hostel nos recomendou um restaurante lá em Alto Paraíso, e disse que a dona do restaurante nos daria um desconto. Os preços até que não eram caros, levando em conta a qualidade e o ambiente do restaurante, e a comida era maravilhosa! Vale a pena. É um restaurante lindo, com pratos sofisticados e um ambiente super acolhedor. Vale a pena ir, chama Jambalaya.

No dia seguinte eu ia pra Brasília de manhã, e adivinhem ... a família também! Me deram carona até lá, almoçamos juntos no Brasília Shopping, me despedi deles e fui para o aeroporto lá pelas 15h, pois meu voo saía as 18h.

Ufa! Essa viagem daria um livro. E ainda tem gente que me acha louca por viajar sozinha. Tem como não querer viajar sozinha passando por experiências como essa?




Dicas uteis:
  • A entrada em cada cachoeira é paga, e custa normalmente R$10,00 cada. A entrada ao Parque da Chapada é gratuita, mas é necessário ir com um guia, que é pago. 

  • A entrada na trilha Loquinhas custa R$15,00. A entrada nas cachoeiras Almécegas I e II também custa R$15,00, e além de poder entrar nessas duas, também te dá direito a entrar na cachoeira SãoBento.

  • Se puder, vá ao mirante para ver o por do sol. Fica próximo à entrada do parque da Chapada.

  • Se for ficar hospedado em São Jorge, encha o tanque, pois não há posto de gasolina lá, só em Alto Paraíso.

  • Não sei se São Jorge estava cheeeia de gente, assim...meio hippie, alternativa,  por causa do festival, ou se é frequentemente assim, mas eu preferi mil vezes ficar hospedada em Alto Paraíso, que é mais tanquila, tem uma infra estrutura melhor e é asfaltada.

  • A visita à Chapada dos Veadeiros no inverno é ótima. O clima é bom, quase não chove e é possível SIM entrar nas cachoeiras em pleno inverno. Só a noite que faz um friozinho, e às vezes friozão, assim de dez graus ou menos, então leve roupas de verão E de inverno ;-)
  • Viajar pra Chapada sem carro é meio ruim, mas é fácil conseguir carona. Eu dei MUITA sorte com caronas. Aliás, há um ponto na saída de Alto Paraíso onde várias pessoas ficam paradas pedindo carona.
  • Em São Jorge é muito comum "almojantar" no fim do dia depois dos passeios, pois as trilhas principais da vila são longas e as pessoas costumam terminá-las no fim da tarde. Eu almocei em dois restaurantes muito gostosos e com preço bom: o restaurante da Téia e o da Nenzinha. É esquema de comida caseira por quilo, e é uma delícia, além do preço ser bem acessível! Há outras opções de restaurantes e lanches.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário