Tecnologia do Blogger.
RSS

Ai, Londres...miss you!


Visitei Londres em junho de 2011, quando morava na Holanda. Por isso fui de ônibus com a empresa Eurolines. Paguei apenas 26 euros ida e volta. A viagem dura cerca de 10 horas, cada trecho. Peguei o ônibus de manhã e cheguei a noite em Londres, e até que a viagem não foi tão ruim, levando em consideração o preço que paguei. Fiquei 4 dias.



O ônibus dá uma volta enorme pra chegar: sai de The Hague, desce a Holanda (Rotterdam e Breda), vai pra Bélgica, passa por Bruxelas, e depois vai rumo à costa da França. Lá passamos pelo controle de fronteira (que pra mim foi super tranquilo) para entrar na Inglaterra. Quem não é cidadão europeu tem que preencher um papelzinho dizendo quantos dias irá ficar, onde (hostel, hotel, casa de amigo, etc...) com o endereço completo, por que está indo pra Inglaterrar. A moça da imigração me perguntou umas 3 vezes se eu iria trabalhar lá! 

Ah, da França para Inglaterra o ônibus tem que cruzar o Canal da Mancha. Para essa travessia há duas opções: a balsa ou o Eurotunel. Na ida eu fui pelo Eurotunel e achei a experiência MUITO LEGAL! O ônibus e os carros entram em um "trenzão" que vai pelo túnel embaixo do mar até chegar na Inglaterra. Não dá pra ver nada, mas imaginar que aquele trem está embaixo do mar é incrível! É rapidinho. Em meia hora estávamos lá. Saindo do Eurotunel, mais umas duas horas de ônibus até Londres.

Como eu era au pair e não tinha muito dinheiro pra viajar fui atrás de hostel, mas Londres é uma cidade extremamente cara e até os hostels eram caros. Procurei alguém que pudesse me receber pelo Couchsurfing e conheci a Lucy, uma legitima londrina que hospedou a mim e minha amiga, que chegou antes de mim.

Quando cheguei tinha anotado o endereço, as direções de como chegar lá e o telefone dela. Só que a bateria do meu celular resolveu acabar bem quando cheguei. Fui ligar pra Lucy de um orelhão, pois estava perdida, e já gastei umas 2 libras a toa pois não consegui falar com ela! Começa aí meu empobrecimento inglês. E como eu ainda não entendia bem o esquema do metrô de Londres gastei QUATRO LIBRAS para pegar metro, minha gente. Façam as contas aí: 4 libras = (aprox) 5 euros ou 11 reais!!!!!!!! 

Dica: ao chegar em Londres já compre seu Oyster Card, que é um cartão que oferece descontos no transporte público de Londres. Depois eu comprei um para 5 dias. Você paga um valor e usa à vontade metro e ônibus pelo tempo que o cartão permitir.

Enfim...quando encontrei o endereço da Lucy ela não estava em casa. Achei um pub na esquina da casa dela e fui pedir HELP. As moças me deixaram usar o telefone DE GRAÇA, e ainda me deram um copo de água! Gente legal existe sim =) Fiquei por lá esperando, e tentando falar com Lucy. Consegui falar com ela depois de quase meia hora! Nisso já eram quase 23h, e depois que finalmente nos encontramos fomos até sua casa, conversamos um pouco e pude descansar.


A Lucy trabalhava em um pub/restaurante e como seus horários não eram muito regrados ela deixava a chave da casa atrás de um vaso que ficava na rua! Olha a confiança da pessoa. Essa questão da segurança por lá é coisa de outro mundo!



No dia seguinte eu fui até a Oxford Street, uma rua conhecida como centro de compras. Tem desde lojas caras à lojas baratinhas. Fiz umas comprinhas por lá, depois fui ver o Big Ben, London Eye, Parlamento. Detalhe, estava tão quente nesse dia que depois das compras entrei em um banheiro e vesti a saia e a blusinha que comprei, além da sandália que ferrou meu pé todinho! Depois disso fui até Waterloo Station e comi alguma besteira por lá.


London Eye
Ah sim, comi muita besteira em Londres por causa do preço alto das coisas. Com certeza deve haver alguns lugares onde se come bem e um pouco mais barato, mas essa dica eu perdi. Sem contar que o fogão da casa da minha host estava quebrado então nem pude cozinhar lá =(

Acordei cedo dia seguinte, com uma bolha enorme no pé! Fica a dica pra vocês: se forem viajar para lugares onde você tem certeza que vai andar bastante, use tênis e nunca arrisque usando sapato novo! 



O tempo virou e esfriou. Fui para o Camden Town, que é um bairro bem peculiar e eclético de Londres, com mercado a céu aberto (vulgo camelódromo), pubs e restaurantes. Lá você encontra tudo o que podemos chamar de exótico e diferente, desde moda punk como roupas de couro com tachinhas, à vestidinhos inspirados nas pinups dos anos 60. Há muito artesanato, roupas, sapatos, discos e cd's e lojinhas que vendem souvenirs ingleses. Comi um kebab em uma barraquinha. Estava tão apimentado que quase chorei. Dica: se forem comer kebab na Europa perguntem se vem pimenta. 


CandemLock: um dos mercados do Candem Town

Dentro do Camden Lock

Nesse dia ainda deu pra ir até a Tower Bridge, outro cartão postal de Londres e que vale a visita. É muito linda! É possível subir nela para ver a vista. 

Tower Bridge, sua linda!
Atravessando a ponte chegamos na Tower of London, um monumento histórico de Londres bem antigo do século XI. É possível fazer uma visita por dentro, mas o preço é bem salgado e não entrei.


A noite fui ver o Big ben e a London eye acesos. Decepçao....estava frio, estava cansada, não achei nada de mais ver esses pontos acesos e o metrô fechou no momento que cheguei e pra voltar tive que pegar uns 2 ônibus.

No dia seguinte ainda estava frio. Fui visitar a King's Cross Station pra ver de perto a plataforma 9 e 3/4 do Harry Potter. Outra decepção, pois a plataforma onde ficava a plaquinha "Platform 9 3/4 estava em reforma. Hoje já reformaram tudo e você não passará por essa decepção!
Olha que sem graça a "plataforma" do Harry Potter.
Ao lado da King's Cross Station tem a Saint Pancras International Train Station, linda por dentro e por fora!

St. Pancras Station
Logo depois fui ao Museu de História Natural, mesmo com uma bolha gigante ainda latejando no meu pé! Queria aproveitar ao máximo minha estadia em Londres, ainda mais sabendo que os museus são gratuitos! O museu é incrível! É grande e tem muita coisa para ver. 

Museu de História Natural
No dia seguinte, meu último dia, fui ao Museu Britânico, outro passeio imperdível! No acervo há obras de diversos lugares e épocas. A entrada também é gratuita.

Exterior e interior do Museu Britânico
À tarde fui novamente ao Candem Town, voltei para buscar minha mala e fui para a rodoviária. Meu ônibus saía as 19h, e eu passaria a noite no ônibus. Dessa vez, nada de eurotunel. O onibus entrou numa balsa (ou ferry como chamam) e demoramos quase uma hora para sair do lugar.



Fato engraçado:

Cheguei na Holanda antes das 6h da manhã, em Den Haag, e fui pegar o trem para minha cidade. Só que comprei o ticket com desconto, sabendo que o desconto só é válido após as 9h, e antes das 21h, pois eu não tinhas moedas suficientes para comprar a tarifa cheia nas máquinas (as máquinas não aceitam notas) e os guichês que aceitavam notas estavam fechados. Fui pega por um fiscal! Estava somente eu naquele vagão. Gelei! Mostrei o ticket, como se eu não soubesse de nada, e o cara me diz que estava errado, que eu ia levar uma multa de 38 euros por usar desconto fora do horário. Eu me fiz de brasileira (não me orgulho disso!) e disse que não sabia disso, e ele disse que não tinha perdão: eu teria que pagar a multa. E eu dizendo "i didn't know, i didn't know"....até que perguntei: "ok, como faço pra pagar essa multa?" Depois de um belo sermão o fiscal me disse que não me multaria, mas que não era pra eu fazer aquilo de novo, e ficou com meu bilhete. Gente, eu gelei, e nunca mais ousei burlar as regras nos trens holandês!


Dicas:
Há diversos museus gratuitos em Londres. Se eu tivesse mais tempo teria visitado todos! Aqui está a lista de alguns museus gratuitos:
- Museu Britânico
- Museu de História Natural
- National Gallery
- National Portrait Gallery
- Tate Modern
- Tate Britain: museu de arte britânica
- Museu da Ciência

Para quem vai à Londres na primavera ou verão, uma ótima dica é aproveitar os parques. Eu não fui em nenhum e me arrependi.
Alguns parques conhecidos de Londres:
- Hyde Park: o maior de Londres.
- Regents Park
- Victoria Park
- St. James Park
- Green Park

Como vocês perceberam eu não visitei o Palácio de Buckingham, onde ocorre a troca da guarda. Não fui à Abbey Road, local famoso pela foto dos Beatles atravessando a rua, não tirei foto e nenhuma cabine telefônica vermelha e com certeza não vi mais um monte de coisas, pois fiquei pouco tempo em Londres, e essa cidade é enorme!

Mas ficam aqui as minhas dicas para um roteiro curto.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Marcela disse...

Adorei as dicas, Ana Célia! Visitei Londres em 2008 e amei, mas tive pouquíssimo tempo. Ao contrário de você, tirei foto na Abbey Road e vi a troca de guardas no palácio, mas deixei muita coisa legal de fora. Ainda vou voltar lá e ficar pelo menos uma semana, assim poderei ver todos os museus e visitar vários lugares bacanas.

beijos!

Postar um comentário