Tecnologia do Blogger.
RSS

Como disse no primeiro post, morei por um ano na Holanda em 2011. Vocês verão muitos posts sobre cidades holandesas por aqui.

Decidi fugir do padrão e não falarei agora sobre Amsterdam. Escolhi Leiden como a primeira a virar post porque morei pertinho de lá e tenho um carinho muito grande por essa cidade. Eu ia para Leiden praticamente todo fim de semana, fosse para passear, fazer compras ou só para pegar o trem na estação central.

Estação Central de Leiden

Além disso quero mostrar também que a Holanda não é essa maluquice de sexo e drogas que todo mundo pensa. 


Leiden é uma cidade linda! Tem cerca de 120.000 habitantes e abriga uma das principais universidades holandesas. Por ser cidade universitária tem uma movimentação bem legal, principalmente cultural. Localiza-se na província de Holanda do Sul, a cerca de 45 km de Amsterdam (meia hora de trem, aproximadamente). 

uma das ruas de Leiden
um dos antigos portões de entrada de Leiden
Apesar de ser pequena em tamanho tem muitas opções de cultura e lazer. Há muitos bares e cafeterias. Vou relatar agora alguns lugares que eu conheço, que visitei mesmo.

Museus
Um dos fortes da Holanda são os museus, e Leiden tem alguns muito importantes. O preço médio das entradas nos museus para turistas é de 10,00 euros. 

  • Naturalis: Museu de história natural: um museu muito legal sobre história natural. Seu acervo conta com animais, insetos, plantas, pedras, informações sobre o planeta e muito mais. É muito interativo e um ótimo passeio para crianças, principalmente em um dia de chuva! Site: http://www.naturalis.nl

  • Rijksmuseum Volkenkunde: é um dos museus etnológicos mais antigos do mundo. Seu acervo conta com objetos de diversas épocas e etnias, como índios americanos, tribos africanas, a cultura maori entre outros. É um museu grande em tamanho e acervo. Site: http://volkenkunde.nl/en

  • Molen de Valk: é um moinho que ainda funciona (fabrica farinha) e é aberto a visitação. A parte de baixo e do meio é uma casa e tem móveis e objetos antigos, além de ter exposta a parte mecânica do moinho. Na parte de cima é possível ter uma bela vista de Leiden. Site: http://molendevalk.leiden.nl/en/
o moinho De Valk
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Leiden é o mais antigo da Holanda, fundado em 1590 pela Universidade de Leiden. O jardim abriga espécies de diversos climas e países, tem até uma estufa com plantas tropicais! É muito lindo, principalmente na primavera.






Um passeio que vale a pena é alugar uma bicicleta e sair sem rumo pelas ruas de Leiden. A cidade é linda e qualquer lugar que você olhe é de admirar! Costumava fazer isso sempre. Ia pedalando da minha cidade até Leiden e quando cansava parava em alguma das diversas cafeterias para tomar um capuccino. Esses passeios me renderam fotos lindas.





Fortaleza de Leiden
Não me lembro muito bem da história desse forte, mas lembro que foi construído para proteger as pessoas de enchentes e de ataques, pois o forte além de ter um muro alto, fica em um ponto alto. Hoje está aberto a visitações e de dentro do forte é possível ter uma bela vista da cidade.

vista do forte
Feira de sábado em Leiden
Todos os sábados há uma feira no centro de Leiden vendendo de tudo: frutas, queijos, roupas... pena que não encontrei fotos que eu tirei na feira. Algo imperdível é comer o stroopwafel feito na hora, um biscoito típico holandês recheado com caramelo. É delicioso e o cheiro que fica na feira por causa desse biscoito é inesquecível!
Neste site tem mais algumas informações e fotos sobre a feira:  http://www.holland.com/br/turismo/artigo/mercado-de-leiden.htm

Haarlemmerstraat - principal rua de comércio de Leiden. Tem diversas lojas de roupas, calçados, perfumarias, presentes, doces, eletrônicos, brinquedos e muito mais. Às quintas feiras as lojas permanecem abertas até as 21h, algo que me deixava muito feliz pois neste dia eu tinha mais tempo para fazer compras! Nos demais dias úteis as lojas funcionam até as 18h. Aos sábados até 17h30.


Haarlemmerstraat


Restaurantes
Leiden tem restaurantes para todos os gostos! Não vou listar os que eu visitei, até porque não lembrarei o nome, mas próximo à estação há diversos restaurantes com culinária de diversos países como Itália, Argentina, Holanda, Tailândia...

Bares, pubs e night clubs

Devido à grande movimentação de jovens universitários Leiden tem vários bares, pubs e night clubs. Vou listar alguns que eu visitei.


  • Twee Spieghels: era o bar que eu mais gostava! Tinha música ao vivo nas noites de segunda feira e em outros dias da semana. A faixa etária dos frequentadores é bem variada, mas o que mais se vê são pessoas perto dos 30 anos. Aos domingos à tarde eu costumava dizer que era dia do "clube do whisky". O foco musical do bar é jazz e blues, e quase sempre tinha uma banda tocando. O bar é bem pequeno, mas muito aconchegante. O cardápio de bebidas é variado, contando com várias marcas de cerveja, vinhos e até Chocomel (um todynho holandês). 

  • Einsten: durante o dia funciona como restaurante, servindo refeições. Como o bar fica de frente para um canal, no verão são postas mesas na calçada. À noite funciona como bar e night club. As quartas feiras é a noite dos estudantes internacionais. É bacana pois você encontra estudantes de diversos países, mas achei muito cheio e barulhento.

  • North End: é um típico pub inglês! Estão sempre com a televisão ligada passando algum jogo de futebol. Servem comida, café e vendem Guiness.
Um dos ambientes do North End pub

  • Cafe Oliver: é um bar especializado em cerveja belga. Comparado a outros bares de Leiden é bem grande,  acho o lugar super aconchegante e bonito! Servem almoço e porções. Há um cardápio enorme de cervejas belgas, que variam desde as mais tradicionais à cervejas com sabor de frutas. Para quem não bebe cerveja há também café, sucos, refrigerantes e diversas bebidas alcoolicas. Site: http://www.cafe-olivier.be/

Eu visitei muitos outros bares e cafés, mas infelizmente não guardei o nome deles...
Há também festas que ocorrem em determinadas épocas do ano, como a Semana de Jazz e festa do dia 3 de outubro, que falarei depois.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Anônimo disse...

Que lugar lindo! Parece aquelas paisagens de filmes de contos de fadas. Fiquei com muita vontade de conhecer a Holanda! Parabéns Ana pelo Post.

Marcela disse...

Que cidade linda, Ana Célia, parece muito encantadora! Eu adoro a Holanda e tenho vontade de visitar aquele país de cabo a rabo. Vou deixar Leiden anotada aqui pra eu não me esquecer dela, rs.

beijos

Postar um comentário