Tecnologia do Blogger.
RSS

Barcelona
Sempre quando conto sobre as viagens que fiz ou que farei,  alguém pergunta: 
"-Vai com quem?"

Quando digo que vou/fui sozinha há sempre um espanto:
- Você não tem medo?
- Porque você viaja sozinha?


Sempre que vou viajar eu aviso alguns amigos mais próximos e convido-os para irem comigo. Já deixei de fazer algumas viagens por falta de companhia ou para esperar outra oportunidade em que amigos pudessem ir junto, mas hoje não faço mais isso. Agora quando surge a oportunidade de viajar eu vou e quem quiser que me acompanhe!

Você deve se perguntar: "- Não é chato, solitário ou entediante viajar sozinho?"
Não! Quando viajo sempre fico em hostels, e nesses lugares quase sempre encontro pessoas que também estão sozinhas, e raramente fico completamente sozinha em alguma viagem. 
Já aconteceu sim de eu viajar e ficar dias passeando sozinha sem ter conhecido alguém para juntar-se a mim ou conversar, e sim, foi muito chato. 


1. Amigos que conheci no hostel do Rio de Janeiro
2. Galera que fez a trilha no parque da Chapada dos Veadeiros
Sou uma pessoa tímida e um pouco fechada. Viajando sozinha eu aprendi a aceitar minha própria companhia e a ser mais sociável. Isso abre portas para conhecermos outras pessoas, conversar sobre diversos assuntos e aprender mais, além de entender melhor quem nós somos. É bom passar um tempo a sós consigo mesmo. Se você não suporta sua própria companhia é porque há algo errado aí!

Pamukkale - Turquia
Há pontos positivos em viajar sozinha:

  • Eu faço meus horários. Isso anula a possibilidade de discussões durante uma viagem. Sempre tem o atrasado do grupo! Viajando sozinha eu saio e volto a hora que quero.
  • Eu defino meu roteiro, onde vou comer, o que vou fazer, onde vou ficar. Isso me faz ganhar um tempo enorme!
  • Você se abre mais para conhecer coisas novas, pessoas, aprende a quebrar certos preconceitos e a confiar um pouco mais nas pessoas.
  • Eu aprendi a tirar fotos BOAS sozinha, sem ter que apelar para os "selfies" da vida. Ter que tirar fotos sozinha aumentou meu poder criativo e me rendeu fotos incríveis que talvez eu não teria feito se estivesse com outras pessoas. Descobri novas possibilidades de ângulos, composições, e situações para fazer fotos diferentes do convencional.
Jardim Botanico de Madrid
É claro que viajar sozinha tem seus contras, e devemos ter atenção redobrada. Não vá sair por aí abrindo sua vida para qualquer um, nem ande sozinho a noite por lugares desconhecidos. Manter um certo nível de desconfiança é fundamental. 

Acho que toda pessoa deveria ao menos uma vez na vida, fazer uma viagem sozinha. Comece com um passeio. Experimente ir sozinho a algum parque que você não conheça, a um museu, a um show. Se for um pouco mais corajoso, faça uma viagem de fim de semana. Escolha lugares agitados e dê preferência à hospedagem em um hostel. Depois conte como foi a experiência :)

Barcelona


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Marcela disse...

Viajei sozinha várias vezes e não me arrependo, foi ótimo!!!! É uma descoberta :)

Ana Célia disse...

Verdade né Marcela. Quem nunca viajou sozinho está perdendo uma boa oportunidade!

Eliana disse...

Eu fiz uma viagem sozinha e também foi uma experiência bem legal. Já viajei em grupo e me lembro que foi bem estressante. Também tive algumas amigas, ponta firme, com quem viajei e nunca deu problema, ao contrário, foi super prazeroso. Mas também já saí com gente chata e pra não dar briga, eu cedia. Hoje tem o maridão de companhia, mas preciso voltar a sair sozinha, pelo menos num passeio de um dia só...acho que é gostoso, mas confesso que virei uma preguiçosa! hahaha Bjs

Ana Célia disse...

É, a gente se acomoda demais. Mas se vc sente vontade de sair sozinha, vá em frente!
Beijo

Postar um comentário